Objetivo: Instruir os responsáveis da assistência técnica, a forma adequada para realizar a devolução de peças em garantia, definindo padrões para retorno dos itens defeituosos dentro do prazo de garantia, bem como a correta embalagem.

Com o retorno adequado, será possível uma análise criteriosa, para adequação e melhorias no processo produtivo, análise crítica com fornecedor, desenvolvimento de peças e informações de campo.

 

  • Peças que necessitam retorno a Imbera Brasil:

Compressores – importante para a análise da vida útil da peça junto ao fornecedor

Micro motores – para análise das fontes que causaram falha na peça

Controladores – para validação das falhas apresentadas com os dados da ordem de serviço.

Adaptador de tensão – para verificação das possíveis falhas.

Evaporadores – Evidenciar possíveis falhas de vazamentos por corrosão.

Condensadores – Evidenciar possíveis falhas de vazamentos por corrosão.

 

Nota: Caso seja identificado na planilha base de informações um outro componente que está com índice alto de trocas, o mesmo poderá ser solicitado para retorno.

 

Devolução de Peças novas e usadas:

Todas as peças que retornarem para a Imbera Brasil necessitam estar embaladas adequadamente, identificadas com a etiqueta abaixo (fig1.), e também com a etiqueta presentes no rodapé da OS (fig2) e com nota fiscal.

Não atendendo esses requisitos as peças retornarão a assistência técnica para sua adequação e os custos serão revertidos ao mesmo.

 

  • Embalagem para compressores:

Os compressores devem ser enviados a Imbera Brasil na sua respectiva embalagem mantendo a integridade física e seu funcionamento atentando-se ao posicionamento da embalagem.

 

  • Requisitos para a devolução de compressores com defeito:

Os tubos devem estar lacrados, para que se possa analisar seu sistema de funcionamento.

Todos os componentes (capacitor, relê e protetor térmico devem constar no compressor para avaliação de causas junto com o fornecedor.

Os compressores devem retornar em caixa compatíveis com seu tamanho para que mantenham sua integridade física.

OBS: Não serão aceitos compressores com tubos cortados fora do ponto adequado, sem lacre e sem componentes elétricos.

 

  • Controladores:

Devolver os controladores novos ou com defeitos em embalagens que mantenha sua integridade física e identificar qual foi o defeito apresentado.

 

  • Adaptadores de voltagem:

É necessário retornar os adaptadores com os fios preservados e com conectores para avaliações.

 

  • Micro motores

Para o retorno dos micro motores, algumas condições devem levar em conta:

  • Retornar os micro motores com fios preservados (com conector)
  • Especificar na embalagem qual o defeito ocorrido.
  • Devolver em embalagem adequada.

 

  • Evaporador e Condensador

Para garantir que o evaporador ou condensador retorne em conformidade para análise de fábrica ou fornecedor, será necessário seguir algumas recomendações:

  • Evaporador ou condensador em embalagens que garantam sua integridade física
  • Tubos lacrados, para evitar contaminação por umidades ou impurezas.
  • Aplicar as etiquetas de identificação da OS e o defeito constatado

 

Nota: todas as peças retornadas para a fábrica serão analisadas, na parte estética, se a peça pertence ao modelo do equipamento e o seu funcionamento.

Caso a peça não pertence ao equipamento informado na OS, peça errada e peça funcionando, sem defeito, o STA será notificado.

 

  • Segregação e Devolução de componentes para a fábrica

Manter as peças críticas trocadas durante 60 dias após finalização da Ordem de Serviço, aguardando a lista de solicitação de peças enviadas pela Qualidade Garantia para os STA`s.

Todo início de mês será enviado pela Qualidade Garantia aos postos, quais peças deverão retornar para a fábrica.

Nota: após o período de 60 dias da finalização da ordem de serviço, as peças segregadas podem ser descartadas.

 

  • LGR – Emissão de Nota Fiscal

Após o fechamento da ordem de serviço, no sistema Telecontrol aparecerá a máscara de devolução obrigatória, conforme LGR.

O STA emite a NF para a devolução de peças conforme NF de origem, depois envia a NF para o departamento Fiscal Imbera para sua validação. Após validação fiscal Qualidade Garantia solicita a coleta.

 

Nota: somente emitir a NF, após a lista de solicitação de peças enviada pela equipe da Qualidade Garantia.

 

  • Dúvidas

 

Qualidade Garantia

Daniel Pereira                    daniel.pereira@imberacooling.com

 

Fiscal

Abilene de Oliveira             abilene.oliveira@imberacooling.com

Marcações:

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