Objetivo: Instruir os responsáveis da assistência técnica, a forma adequada para realizar a devolução de peças em garantia, definindo padrões para retorno dos itens defeituosos dentro do prazo de garantia, bem como a correta embalagem.
Com o retorno adequado, será possível uma análise criteriosa, para adequação e melhorias no processo produtivo, análise crítica com fornecedor, desenvolvimento de peças e informações de campo.
- Peças que necessitam retorno a Imbera Brasil:
Compressores – importante para a análise da vida útil da peça junto ao fornecedor
Micro motores – para análise das fontes que causaram falha na peça
Controladores – para validação das falhas apresentadas com os dados da ordem de serviço.
Adaptador de tensão – para verificação das possíveis falhas.
Evaporadores – Evidenciar possíveis falhas de vazamentos por corrosão.
Condensadores – Evidenciar possíveis falhas de vazamentos por corrosão.
Nota: Caso seja identificado na planilha base de informações um outro componente que está com índice alto de trocas, o mesmo poderá ser solicitado para retorno.
Devolução de Peças novas e usadas:
Todas as peças que retornarem para a Imbera Brasil necessitam estar embaladas adequadamente, identificadas com a etiqueta abaixo (fig1.), e também com a etiqueta presentes no rodapé da OS (fig2) e com nota fiscal.
Não atendendo esses requisitos as peças retornarão a assistência técnica para sua adequação e os custos serão revertidos ao mesmo.
- Embalagem para compressores:
Os compressores devem ser enviados a Imbera Brasil na sua respectiva embalagem mantendo a integridade física e seu funcionamento atentando-se ao posicionamento da embalagem.
- Requisitos para a devolução de compressores com defeito:
Os tubos devem estar lacrados, para que se possa analisar seu sistema de funcionamento.
Todos os componentes (capacitor, relê e protetor térmico devem constar no compressor para avaliação de causas junto com o fornecedor.
Os compressores devem retornar em caixa compatíveis com seu tamanho para que mantenham sua integridade física.
OBS: Não serão aceitos compressores com tubos cortados fora do ponto adequado, sem lacre e sem componentes elétricos.
- Controladores:
Devolver os controladores novos ou com defeitos em embalagens que mantenha sua integridade física e identificar qual foi o defeito apresentado.
- Adaptadores de voltagem:
É necessário retornar os adaptadores com os fios preservados e com conectores para avaliações.
- Micro motores
Para o retorno dos micro motores, algumas condições devem levar em conta:
- Retornar os micro motores com fios preservados (com conector)
- Especificar na embalagem qual o defeito ocorrido.
- Devolver em embalagem adequada.
- Evaporador e Condensador
Para garantir que o evaporador ou condensador retorne em conformidade para análise de fábrica ou fornecedor, será necessário seguir algumas recomendações:
- Evaporador ou condensador em embalagens que garantam sua integridade física
- Tubos lacrados, para evitar contaminação por umidades ou impurezas.
- Aplicar as etiquetas de identificação da OS e o defeito constatado
Nota: todas as peças retornadas para a fábrica serão analisadas, na parte estética, se a peça pertence ao modelo do equipamento e o seu funcionamento.
Caso a peça não pertence ao equipamento informado na OS, peça errada e peça funcionando, sem defeito, o STA será notificado.
- Segregação e Devolução de componentes para a fábrica
Manter as peças críticas trocadas durante 60 dias após finalização da Ordem de Serviço, aguardando a lista de solicitação de peças enviadas pela Qualidade Garantia para os STA`s.
Todo início de mês será enviado pela Qualidade Garantia aos postos, quais peças deverão retornar para a fábrica.
Nota: após o período de 60 dias da finalização da ordem de serviço, as peças segregadas podem ser descartadas.
- LGR – Emissão de Nota Fiscal
Após o fechamento da ordem de serviço, no sistema Telecontrol aparecerá a máscara de devolução obrigatória, conforme LGR.
O STA emite a NF para a devolução de peças conforme NF de origem, depois envia a NF para o departamento Fiscal Imbera para sua validação. Após validação fiscal Qualidade Garantia solicita a coleta.
Nota: somente emitir a NF, após a lista de solicitação de peças enviada pela equipe da Qualidade Garantia.
- Dúvidas
Qualidade Garantia
Daniel Pereira daniel.pereira@imberacooling.com
Fiscal
Abilene de Oliveira abilene.oliveira@imberacooling.com